Um dos passos iniciais para o empreendedor que quer investir neste setor é realizar um plano de negócios.
Por que é tão importante assim fazer um?
A resposta é bem simples! Essa é uma ferramenta muito útil, que serve de auxílio para a rede toda, incluindo:
- Revendedores;
- Distribuidores;
- Franqueados;
- Representantes;
- Entre outros.
Seu nível de importância fica muito mais claro quando nos aprofundamos nas suas funções, pois ele vai te ajudar a:
- Planejar o futuro do negócio;
- Fazer a gestão de indicadores;
- Definir ações eficazes;
- Identificar oportunidades;
- Estabelecer metas.
Desta forma é possível perceber que a sua importância é vital para o sucesso da empresa.
1-Identifique os pontos-chave da gestão
Neste formulário devem estar aspectos básicos de administração, como:
- Análise de concorrência;
- Ações de marketing;
- Oportunidades;
- Pontos fracos e fortes do negócio;
- Outros aspectos.
2-Defina os indicadores de desempenho
Não tem como melhorar aquilo em que você não consegue medir. Por isso, é mais do que necessário que o gestor da unidade fique em constante acompanhamento com os indicadores de desempenho do negócio.
Faça a definição de até cinco indicadores – os mais importantes – pois, assim, seu foco na análise e nos resultados será maior.
3-Coloque em prática!
Baseado nas informações contidas no seu plano de negócios, peça para que seu gestor de unidade faça um plano de ações, ou como também é chamado, um roteiro de atividades que devem ser feitos em, regime trimestral, para que o objetivo planejado seja alcançado, conforme os prazos definidos.
4-Compartilhe os objetivos e as diretrizes da empresa
Valide:
- Missão e valores da empresa;
- Informações do mercado em que atua;
- Detalhes sobre a essência do negócio.
Afinal, é muito importante que as duas partes (tanto você, como a franquia) tenham objetivos em comum e estejam de acordo com as diretrizes da empresa, para que o relacionamento dê certo!
5-Capacite a equipe interna
É preciso que haja envolvimento com toda a equipe da rede, para que todos conheçam bem o plano de negócios, podendo discuti-lo e analisá-lo.
Afinal, são esses profissionais que vão fazer o trabalho crescer e dar frutos.
6-Acompanhe a realização do plano de ações
É essencial que exista um acompanhamento da empresa, juntamente com as unidades da rede na efetivação do plano de ações.
Não adianta em nada preencher todo o plano de ações e fazer sua análise, se nada disso sair do papel.
7-Atualize e monitore periodicamente as definições do plano
Existem pontos que devem ser avaliados e atualizados todo mês, sendo devidamente monitorados pelos gestores da organização.
Não se esqueça que o plano de ações tem de ser ajustado conforme os objetivos traçados no plano de negócios.
8-Refaça o plano de negócios anualmente
Quando completar 12 meses do primeiro plano de negócios criado pela empresa, você terá de refazê-lo, definindo mais uma vez as diretrizes da empresa e das unidades e tudo o mais que é importante para seu sucesso.
Gostou das nossas dicas? Ainda tem dúvidas de como fazer o seu plano de negócios?
É só entrar em contato com a Rhogan! Será um prazer falar com você e te ajudar nessa missão!
Sucesso e até a próxima!