Investir em cervejarias – oportunidade de negócio com baixo risco!

Hoje nós falaremos sobre uma grande oportunidade de negócios: as vantagens de investir em cervejarias e similares!

Conforme nosso pensamento agrega as imagens das praias e das festas, nos vem a lembrança de uma bebida refrescante: a maravilhosa cerveja, sempre gelada, consumida nas latas, nas garrafas, nas tulipas e até mesmo, apesar de não tão recomendado, nos copos descartáveis. O que vale mesmo é se refrescar com essa bebida deliciosa.

O Brasil é também o país das oportunidades, e para um bom empreendedor nada melhor que aliar o lucro financeiro a um produto de alto consumo e de apreciação incontestável.

O mercado de cervejas no Brasil

A cerveja, com sua fórmula tradicional de malte, lúpulo e cevada, é hoje consumida por paladares mais conservadores, pois um público mais ousado, em busca de novidades já alia a cerveja a outros sabores, acrescentando ingredientes inusitados a este composto agradável, e nesse nicho, as cervejarias artesanais têm grande destaque e estão se tornando um mercado cada dia mais promissor, seja com a tradicional fórmula milenar da cerveja ou com as audaciosas misturas.

Mercado de microcervejarias

É recomendável ser um apreciador de cerveja para se lançar nesse mercado de microcervejarias.

Vale a pena ter um bar onde seja possível comercializar a bebida que você mesmo fabrica, com seus diversos sabores e rótulos. A especialização deve ser uma atividade constante, efetuar cursos de sommeliers de cerveja, participar de feiras e se associar a clubes cervejeiros pode ser um diferencial que alavancará o negócio de forma significativa.

Os pubs, essas confrarias modernas voltadas à recreação, aliadas à uma boa bebida, proporcionam ao consumidor exigente – que está disposto a investir um valor maior em sua diversão, o lugar ideal para assistir a um jogo de futebol, jogar sinuca ou simplesmente conversar com os amigos, tudo isso regado com o líquido dourado da saborosa cerveja.

Pub e cerveja são duas palavras que sempre andam de mãos juntas. Esses estabelecimentos se primam por ofertar variedades de cervejas regionais, de preferência artesanais, para um público que sabe apreciar os diferentes sabores das mesmas. Sem dúvida alguma, um pub é um excelente investimento no segmento das cervejas.

Essas são algumas opções interessantes, caso você não queira investir em cervejarias.

Diversificação na comercialização da cerveja

Por atingir um público extenso de norte a sul do país, a cerveja também pode optar por diversos caminhos para chegar até esses apreciadores.

  • Franquias
  • Quiosques na praia
  • Feiras
  • Clubeer (venda de cervejas por assinaturas)
  • Beer delivery (vendas de cerveja por telefone ou meio digital)
  • Empórios especializados em cervejas
  • Microcervejarias, voltadas para a cerveja artesanal
  • Espaços gourmets
  • Distribuidora de cervejas

O que é necessário para investir em cervejarias e similares

Para adquirir uma franquia de um quiosque, o investimento inicial é de 110 mil reais e os mesmos podem ser colocados em shoppings e até praias. Necessitam de um espaço mínimo de 6 metros quadrados.

Um disk cerveja pode ser montado dentro de um carro tipo Kombi, por exemplo, e necessitará de uma linha telefônica, de um freezer grande e claro de um estoque diversificado, que contará com as marcas de agrado tradicionais até as marcas mais baratas e ainda desconhecidas, pois o ramo das cervejas atinge um público que se estende da classe A até a classe Z.

Já o investimento em um pub varia de 90 mil a 300 mil reais, visto a clientela do mesmo ser geralmente da classe A e B,  o que exige um lugar com decoração mais sofisticada, mesas de jogos, ambientes para TV, e marcas de cervejas que vão desde as conhecidas marcas nacionais, passando pelas marcas importadas de custo alto,  até as cervejas artesanais com alvo certeiro para o consumidor que preza pelo prazer degustativo de uma composição singular.

A cerveja é a bebida preferida de qualquer classe social e, sendo assim, é um mercado atrativo e de grande retorno financeiro. Não conhece crise.  Hoje, no Brasil, há mais de 240 cervejarias e 400 microcervejarias, com as microcervejarias crescendo a uma taxa de 20% ao ano.

Do ponto de vista legal, as microcervejarias estão enquadradas no simples nacional desde outubro de 2016, o que reduz a carga tributária na comercialização da mesma e amplia sua margem de faturamento anual.

Que tal empreender de forma certeira? Entre em contato com a Rhogan e nós te ajudaremos a investir em cervejarias e outros negócios do ramo!

Tem dúvidas sobre a contabilidade para cervejarias? A Rhogan pode te ajudar!

Sucesso e até a próxima!

Deixe um comentário