Aprenda como melhorar a gestão financeira da sua construtora

O trabalho da sua empresa é construir? Acredite, o seu também!

Se você é dono de uma empresa de construção civil, tenha em mente que a gestão financeira da sua construtora é vital para o bom crescimento e desenvolvimento do seu negócio nesse ramo!

Portanto, para ter lucro, crescimento e consolidar seu nome no mercado, atingindo assim grandes e produtivos contratos, confira a seguir dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa de construção civil.

Planejamento

Para sua empresa crescer, antes é necessário entender aonde você deseja que ela chegue, ou seja, é necessário identificar e tornar muito claros os objetivos e a missão que pretende atingir.

E para ter sucesso não há fórmula mágica, mas sim uma estratégia!

PLANEJAMENTO

A melhor e mais eficaz ferramenta para sua empresa crescer é o planejamento estratégico que claro, engloba melhorar a gestão financeira da sua construtora.

Ao pensar em um plano estratégico, lembre-se que os seguintes pontos são fundamentais:

  • Objetivos de investimento
  • Gastos e faturamento
  • Otimização de custos
  • Aumento de produção estratégica

Na hora de elaborar seu planejamento, não se esqueça de que ele precisa conter números e prazos realistas e bem estabelecidos. Agindo dessa maneira, você conseguirá criar metas que conduzirão o crescimento da empresa

Controle do fluxo de caixa

O gerenciamento do fluxo de caixa é primordial para manter sua empresa lucrativa e competitiva no mercado.

Para melhorar a gestão de finanças de uma construtora, empre tenha total controle das contas da empresa. Tudo que entra ou sai do caixa que mantém a instituição deve ser devidamente registrado e classificado para que você possa entender exatamente onde a empresa está gastando seu dinheiro.

As entradas e saídas previstas e as efetivas precisam ser lançadas separadamente e bem detalhadas, especificando sempre as formas de recebimento, bem como as datas que serão realizadas.

Atente-se para o planejamento de gastos fixos como:

  • Salários;
  • Contas de consumo;
  • Despesas bancárias.

Quanto às despesas eventuais, planeje um montante destinado para elas, baseando-se sempre nos três últimos meses de lançamentos de despesas variáveis.

Tecnologia a favor do crescimento

Se você realmente quer melhorar a gestão financeira da sua construtora, você também deve evoluir e, para isso, mantenha- se aberto às novas tecnologias.

As soluções online estão aí para facilitar a vida do empresário.

Elas oferecem recursos como:

  • Gestão de fluxo de caixa;
  • Emissão de boletos;
  • Alertas de recebimentos e pagamentos.

Assim, você pode gerenciar suas finanças de qualquer lugar que esteja, e manter seu foco em estratégia para atingir resultados, ao invés de gastar seus esforços com técnicas ultrapassadas de controle financeiro.

Analise bem seus clientes

No ramo da construção civil é comum que se trabalhe com o capital inicial do cliente certo?

E não há empresa que sobreviva sem recebimentos!

Portanto, a análise adequada dos clientes em potencial, investidores e parceiros é parte essencial de uma boa gestão financeira.

Por isso, é fundamental estabelecer procedimentos rígidos para a avaliação de cada cliente, levando em conta seu histórico com outras empresas parceiras.

Se houver a necessidade de cobrança, utilize uma abordagem firme, direta e educada.

Se houver um acordo entre empresa e cliente, estabeleça datas, prazos e valores bem definidos, e lembre-se de colocar uma cláusula que assegure a possibilidade de suspensão da prestação de serviço mediante a inadimplência.

Enfim, para uma boa gestão financeira da sua construtora, é necessário um planejamento detalhado junto com a análise de todos os riscos e a aplicação correta de estratégias de controle financeiro como:

  • Cruzar o pagamento de contas com os recebimentos programados;
  • Trabalhar mediante a contratação com sinal financeiro do cliente;
  • Otimização de matéria prima e mão de obra com foco em redução de despesas;
  • Captação de recursos governamentais, com taxas reduzidas.

Com uma boa gestão de finanças você conseguirá mais do que construir casas, irá construir sonhos! Inclusive os seus, que, com certeza, incluem ter sucesso profissional!

Portanto, planeje-se e cresça infinitamente!

Em caso de dúvidas ou necessidades, entre em contato com a Rhogan! Estamos à disposição para ajudá-lo!

Antes de ir, confira os erros que você deve evitar para administrar uma construtora!

Deixe um comentário