como divulgar uma construtora
Dicas valiosas de como divulgar uma construtora
7 de dezembro de 2017
Franquia Rei do Mate
Franquia Rei do Mate: Conheça uma história de sucesso!
21 de dezembro de 2017
novo regimento do SiAC do PBQP-H 2017

novo regimento do SiAC do PBQP-H 2017

Hoje você descobrirá tudo que precisa sobre o novo regimento do SiAC do PBQP-H 2017!

As incorporadoras e construtoras que fazem desenvolvimento e execução de projetos para órgãos públicos tem que se manter atentas às exigências do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h), que torna possível que Governo Federal faça uma organização do setor da Construção Civil em busca de duas metas:

  • Melhoria da qualidade do habitat;
  • Modernização produtiva.

Podemos citar como exemplo a Caixa Econômica Federal, que exige o certificado PBQP-h tendo este como pré-requisito para a concessão de financiamentos habitacionais, como os do programa Minha Casa, Minha Vida. Daí vem a necessidade e importância de atuar em conformidade com o que propõe o PBQP-h.

Por isso é mais do que essencial que o gerente de planejamento das construtoras fique sempre atento as mudanças que acontecem no PBQP-h.

Descubra tudo que você precisa saber sobre o novo regimento do SiAC do PBQP-H 2017.

As alterações no PBQO-h

Uma das ferramentas presentes no PBQP-h é o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC), este é um regimento que pauta a ação das construtoras e que, desde janeiro, tem disponível uma nova versão.

Anunciado em 6 de janeiro de 2017, o novo regimento do SiAC foi criado com a consciência de orientar as construtoras e garantir o cumprimento de todas diretrizes que são especificadas em normas técnicas como, por exemplo, na ABNT NBR 15.575:2013.

O desafio que as empresas da Construção Civil encontram, agora, é compreender todas as alterações realizadas no PBQP-h, publicadas na Portaria n° 13/2017, do Ministério das Cidades, e fazer o possível para atender as exigências e realizar as adaptações do SiAC.

Vamos conhecer melhor o PBQP-h e os principais ajustes feitos com a publicação da nova versão do SiAC.

O papel decisivo do PBQP-h

Estabelecido em 18 de dezembro de 1998, o PBQP-h tem por objetivo estimular a competitividade e a melhoria da qualidade dos serviços que são prestados, diminuir os custos e, especialmente, otimizar a aplicação dos recursos públicos.

Entres as ações que são consideradas indispensáveis para o alcance dos objetivos do PBQP-h, as que mais se destacam são:

  • Avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras;
  • Melhoria da qualidade de materiais;
  • Formação e requalificação de mão de obra;
  • Avaliação de tecnologias inovadoras;
  • Investimento em ferramentas de apoio ao consumidor e à comunicação entre os setores envolvidos.

A principal meta que o PBPQ-h tema longo prazo, é conseguir criar um ambiente de isonomia competitiva, que tenha soluções mais acessíveis e qualidade muito superior, tendo a visão de gerar uma redução do déficit habitacional no país e o atendimento da demanda de produção habitacional de interesse de toda a sociedade.

As empresas que fazem parte do PBPQ-h possuem chances bem maiores de se destacar e, também, de aumentar o seu potencial competitivo. Entre as vantagens de trabalhar regularizado pelo PBQP-h, é importante ressaltar:

  • Aprovação de projetos e financiamentos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e outras instituições privadas que sejam de crédito;
  • Habilitação da construtora para participação em licitações municipais e/ou estaduais;
  • Participação no programa “Minha Casa, Minha Vida”;
  • Obtenção de benefícios junto ao BNDES;
  • Estabelecimento de padrões de qualidade dos projetos e empreendimentos imobiliários.

O que muda com a nova versão do PBQP-h e o novo regimento do SiAC

O novo regimento do SiAC gera uma motivação as construtoras para que elas revisem seus processos e se preparem para atender a necessidade do mercado, se tratando sobre seu desempenho mínimo, ao longo de uma vida útil, dos elementos fundamentais de toda e qualquer edificação habitacional.

A NBR 15.575 começou a ser exigida em 19 de julho de 2013 para priorizar o bem-estar dos usuários das unidades habitacionais, especialmente quanto à:

  • Segurança (estrutural, contra o fogo e no uso e na operação);
  • Habitabilidade (estanqueidade, acústico, desempenho térmico, entre outros);
  • Sustentabilidade (durabilidade e impacto ambiental).

Viu só? Agora você sabe tudo sobre o novo regimento do SiAC do PBQP-H 2017!

Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato com a Rhogan! Sucesso, e até a próxima!

Que tal aprender a divulgar sua construtora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em Contato