Saiba como fazer fluxo de caixa em construtora

O Fluxo de Caixa em uma construtora pode ser decisivo para garantir a continuidade do negócio!

Se você não sabe exatamente o que é fluxo de caixa, saiba que ele é o movimento de entrada e saída de recursos financeiros do seu empreendimento, no caso, sua construtora.

A entrada desses recursos acontece por meio das atividades da empresa, e quando essa entrada é maior do que a saída, você obtém um saldo positivo; mas quando é o oposto, você acaba entrando em uma situação deficitária.

Como as construtoras possuem muitos fornecedores e mão de obra, realizar um fluxo de caixa superavitário é um pouco complicado, mas com apenas um software, você pode tornar essa tarefa mais simples e dominar esse procedimento, que é essencial para toda empresa.

Com certeza, essa solução fará com que seu fluxo de caixa funcione adequadamente e atenderá todas as necessidades que você precisa.

Esse software irá permitir que você organize o seu fluxo de caixa em tempo real, integrando o financeiro, as vendas e os suprimentos. Abaixo você entenderá melhor como isso funciona.

Como um software de gestão pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa?

Hoje em dia existem excelentes alternativas de sistemas ERP, (que em inglês significa: “Enterprise Resource Planning” e em português quer dizer: “Planejamento dos recursos da empresa“) que são preparados para atuarem especialmente em construtoras.

Ao colocar um sistema desses em sua empresa, você vai observar como a gestão financeira do seu negócio irá melhorar e com isso irá conseguir obter uma visão completa do caixa da sua construtora.

Sem a ajuda da tecnologia, muitas das vezes fica complicado organizar tudo no papel, mas com um sistema inteligente te ajudando, com certeza tudo irá fluir da melhor forma possível na sua construtora e, consequentemente, você irá ter menos dor de cabeça.

Abaixo você verá os principais requisitos que o software da sua empresa precisa ter para conseguir te auxiliar a fazer fluxo de caixa:

Ser capaz de se adaptar ao seu negócio

É muito importante optar por um software que se adeque às práticas da sua construtora. Também é fundamental que ele tenha a capacidade de desconsiderar algumas previsões de recebimentos dos clientes que não cumprem com seus prazos, pois esses dados alteram a sua análise financeira.

Ter mobilidade

Uma solução que envolva a mobilidade pode ser um diferencial para a sua construtora. Um bom software especializado nessa área precisa ter um acesso móvel para que possa ser acionado em qualquer lugar.

Desse modo, as principais informações poderão ser informadas por meio de um smartphone ou tablet e, dessa forma, o uso do papel será eliminado e as informações que envolvem o fluxo de caixa serão passadas com maior precisão, segurança e rapidez.

Conhecer a indústria da construção

Um sistema que tenha conhecimento na área é essencial para que disponha de recursos viáveis que dêem resultados positivos no fluxo do caixa, fornecendo o estudo de acessibilidade econômica da sua construtora.

Esse estudo precisa envolver a projeção de custos como:

  • Contratação de mão de obra;
  • Atender as necessidades de obtenção de novos equipamentos ou máquinas;
  • Investir em vendas e marketing, entre outros.

Ter capacitação para elaborar projeções

Ter um software que é capaz de analisar se vale ou não a pena aceitar uma obra antes de fechar um negócio ou assinar um contrato é extremamente importante para que a sua construtora não se envolva em negociações errôneas.

Com certeza depois de ler esse artigo você já está ciente de qual é o principal meio que você precisa implantar na sua construtora para fazer um bom fluxo de caixa, portanto, não perca tempo! Coloque as dicas acima em prática e obtenha sucesso no seu negócio.

Que tal conhecer alguns softwares para a sua construtora?

Precisa de ajuda? Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Rhogan! Nós somos uma empresa de contabilidade no Tucuruvi – São Paulo, e podemos ajudar você e a sua construtora a conquistar o equilíbrio financeiro!

Muito sucesso e até breve!

Deixe um comentário