Passo a passo de como administrar corretamente uma construtora

Está um pouco perdido com a administração da sua construtora? Não sabe o que fazer com tanta informação referente ao almoxarifado e aos estoques de materiais?

Não precisa se desesperar porque hoje nós vamos te mostrar o passo a passo de como administrar corretamente uma construtora!

        1-Aquisição de materiais

Para que seja possível haver um andamento em uma construtora, de maneira correta, é necessário que os cronogramas de execução consigam obedecer a todas as normas dos projetos.

Mas, para que isso seja possível, é preciso verificar qual é o atual estágio da obra, pois assim a construtora consegue viabilizar as necessidades de cada fase.

Mas, para que isso seja possível, tendo em mãos todos os dados referentes a construção, é necessário que entre em ação um dos setores mais importantes em praticamente as empresas, pois é ele quem vai dar o impacto que a obra precisa. Sim, nós estamos falando do setor de compras.

Dessa forma, este setor se aplica às construtoras que precisam de matérias de boa qualidade para que seus projetos tenham um bom andamento, pois, assim evitam atrapalhar as aplicações dos mesmos, devido a uma baixa qualidade em materiais adquiridos.

Mas, neste caso, é preciso que o comprador da construtora agilize todo o processo de compras que estiver sendo atribuído a ela, porque depois que todas as informações forem entregues, ele será o responsável por esse processo.

Dessa maneira, podemos ver como tudo isso é, de fato, essencial. É preciso ter toda a atenção na aquisição dos materiais que vão ser empregados na obra, fazendo os devidos controles, as devidas inspeções e tudo que possa trazer mais rendimento e mais benefícios para a construtora.

        2-Estoque de materiais

Em uma construtora, muitos materiais serão usados como instrumentos para garantir que o andamento do trabalho seja produtivo e atenda as expectativas almejadas durante todo o período de execução.

Mas, para que tudo isso fique de acordo com o cronograma na obra, é preciso que se faça uma gestão eficaz de estoques, afinal, essa será a forma de construir o empreendimento, e é assim que haverá êxito dos planejadores e satisfação dos consumidores.

       3-Tipos de almoxarifado

Quanto aos tipos de estoque, deve-se levar em consideração que o objetivo geral da administração de estoques é fazer com que o investimento seja otimizado, tornando o uso dos meios financeiros mais eficiente, reduzindo as necessidades de capital investido em estoques.

Na construtora não é diferente.

As empresas possuem, em sua organização, 5 almoxarifados básicos:

  • Almoxarifado de matérias-primas;
  • Almoxarifado de materiais auxiliares;
  • Almoxarifado de manutenção;
  • Almoxarifado em processo;
  • Almoxarifado de acabados.

O que mais se encaixa ao ramo da construtora é o de acabados, porque ele se trata, como o próprio nome diz, de materiais que já estão prontos para serem consumidos, em especial pelas construtoras.

       4-Armazenagem

Quando falamos da aplicação de materiais de uma determinada obra, é mais do que necessário e completamente indispensável que se tenha um local adequado para armazenar todos eles.

Além de ter um local adequado de armazenamento, também é preciso fazer a análise para verificar se, caso expostos nesse ambiente, os materiais não sofrerão alterações físicas ou orgânicas.

É essencial que depois que o local for escolhido, você realize o transporte de materiais de uma forma adequada, tanto por meio de equipamentos ou pelo meio manual (feito pelos funcionários), fazendo tudo para que sejam evitados acidentes ou perdas e danos aos materiais.

De modo geral, em obras de construção, os equipamentos usados são de grande porte, e por isso mesmo exigem uma atenção maior por parte do administrador de materiais no momento em que for receber ou distribuir.

Viu só como, usando as estratégias certas e focando nas partes mais importantes da administração de uma construtora, tudo se resolve e fica mais fácil?

Agora é só colocar em prática! Em caso de dúvidas, entre em contato com a Rhogan!

Sucesso e até logo!

Deixe um comentário