Como se tornar o mestre cervejeiro da sua própria cervejaria!

Hoje trouxemos um tema bem especial: dicas para você sobre como se tornar o mestre cervejeiro da sua própria cervejaria!

Dentro de tantas profissões, poucos trabalhadores podem falar que atuam profissionalmente naquilo que realmente amam. Pois a oportunidade de trabalhar de modo profissional com uma das bebidas mais desejadas e consumidas no Brasil e em todo o mundo pode parecer um sonho, embora seja possível de se tornar uma realidade.

As chances de poder atuar nessa área cada dia aumentam mais, tanto para aquelas pessoas que desejam atuar com grandes cervejarias brasileiras, quanto para os que anseiam abrir e administrar seus próprios rótulos artesanais.

O que é ser um mestre cervejeiro?

Ser um mestre cervejeiro é se responsabilizar pela qualidade do produto, tanto quando ele está sendo desenvolvido, quanto na sua fabricação. Os mestres que trabalham nessas grandes empresas são quem garantem que as cervejas de fábricas ou lotes distintos tenham o mesmo sabor, por exemplo. Porém, além disso, eles também fiscalizam a produção, além de orientar a equipe.

Hoje em dia, esse é um cargo técnico bastante especializado e que necessita que a pessoa que deseja trabalhar nesse ramo tenha conhecimento de gerência, planejamento, administração e comando. O profissional precisa estar sempre em contato com o que existe de mais moderno na indústria.

O Brasil tem cursos de especialização na área!

Existem cursos de especialização de mestre cervejeiro aqui no Brasil e também no exterior! Os profissionais que anseiam trabalhar nesse ramo podem buscar especializações em química, farmácia e engenharia, por exemplo.

Mas também existem cursos livres e graduações, como na unidade do Senai em Vassouras no Rio de Janeiro, que proporciona cursos de qualificação e aprimoramento profissional voltados exclusivamente para cervejeiros.

A Fundação Getúlio Vargas, localizada também no Rio de Janeiro no bairro Botafogo, disponibiliza o curso “administração dos negócios da cerveja“, que é semestral e teve o seu início em 2012.

O coordenador do curso, Túlio Rodrigues, criou em 2008 a Beer Academy, que tem cursos abertos a respeito desse assunto e que serve para tirar muitas dúvidas de indivíduos que desejam se tornar mestres cervejeiros famosos! Rodrigues assegura que a escola já teve por volta de 1.500 alunos que obtiveram sucesso após a formação.

O mercado se desenvolveu nos últimos anos

O Brasil é o 3º maior fabricante de cervejas do mundo, só fica para trás dos Estados Unidos e da China.

O professor Túlio Rodrigues garante que o Brasil é um dos maiores produtores de cervejas do mundo e que vende 14 bilhões de litros no ano.

A ingestão per capita do brasileiro é por volta de 70 litros anuais e está entre os 20 maiores mundialmente.

Ele também afirma que o perfil do mercado tem se modificado bastante nos últimos 2 anos. Até então, o volume de cerveja fabricado vinha aumentando bastante, porém, já está se estabilizando.

“Em valor de mercado, por outro lado, tem expandido de 10% a 15%”, o garante. De acordo com Túlio, isso é resultado do avanço de consumo de cervejas artesanais e especiais, que tem um custo mais alto e são feitas por microempresas.

Mesmo que seja bem complicado definir o número correto de profissionais que trabalham inteiramente nessa indústria, o professor alega que é um valor em bastante desenvolvimento. “Há cinco anos tínhamos por volta de 100 rótulos e hoje em dia em torno de mil”, conta.

Desse modo, como consequência, aumenta o número de chances para os mestres cervejeiros. “O Brasil conta com 300 cervejarias abertas e funcionando normalmente no país. Cada uma precisa ter, no mínimo, um mestre cervejeiro“, afirma Rodrigues. Somente na Ambev, de acordo com algumas pesquisas, são de 60 a 80 profissionais atuando nessa especialização.

Que tal você abrir a 301º cervejaria do país e operar como um excelente mestre cervejeiro, conquistando a todos? Corra, aproveite as suas chances e seja um ótimo profissional nessa área que muitos desejam atuar!

Confira 8 passos de como abrir uma cervejaria!

Nós podemos te ajudar com isso, pois somos uma Empresa de Contabilidade Especializada em Cervejarias!

Deixe um comentário