Como administrar uma construtora: 5 erros que você deve evitar!

Errar é algo esperado. É praticamente impossível conduzir um processo que envolva dezenas de pessoas sem que ao menos uma delas cometa um deslize. Entretanto, se você quiser saber como administrar uma construtora de maneira ideal, deverá se precaver!

Alguns erros são gerados por:

  • Preenchimentos manuais;
  • Comunicação “boca-a-boca”;
  • Receio de migrar para novas tecnologias.

Para que seja possível conquistar crescimentos e ficar de acordo com as novas tendências tecnológicas, hoje apresentamos os 5 erros que você deve evitar na sua construtora.

     1-Não saber como administrar uma construtora de maneira integrada

Mesmo que seja algo muito tentador usar suítes de escritório (programas como Excel e LibreOffice) para fazer com que os seus processos fiquem sempre em controle, em algum momento isso pode acabar sendo algo inviável, ainda mais quando o seu preenchimento é realizado de maneira manual.

Se houver a possibilidade, procure usar softwares que tenham a capacidade de fazer a integração entre os departamentos, onde seja possível inserir os dados no sistema e contar com pouca interação humana.

     2-Não utilizar a tecnologia a favor de sua organização

Um software ERP (Enterprise Resource Planning) tem uma grande capacidade de manejar as necessidades da construtora de maneira completamente automatizada e customizável.

Isso acontece ao mesmo tempo em que as necessidades dos departamentos, mesmo sendo diferentes, são integradas, tornando a gestão mais eficiente em todas as etapas que são essenciais na obra.

     3-Criar relatórios manuais

A geração de:

  • Relatórios financeiros;
  • De vendas;
  • Suprimentos;
  • Folhas de pagamento.

E, além desses; fazer outros de forma manual traz grandes chances de erros grotescos serem cometidos.

Quando isso ocorre, é inevitável que aconteça retrabalho, problemas em processos que são completamente dependentes de uma hierarquia na burocracia e, consequentemente, uma considerável perda financeira.

A melhor opção é ter uma forma prática de gerar não somente relatórios, mas qualquer tipo de documento necessário de maneira automática e livre de erros humanos.

     4-Escolher parceiros errados

A empresa de construção tem de ir em busca de um método único e melhor para selecionar os melhores fornecedores e empresas que cuidam do marketing.

Garantir uma boa visibilidade no mercado e ter a certeza que o cliente vê a empresa com bons olhos é o ponto de partida ideal para crescimento econômico e, sem dúvidas, é algo imprescindível quando queremos saber mais sobre como administrar uma construtora.

     5-Esperar que o cliente venha até você

Uma equipe de vendas dedicada é imprescindível em todo tipo de negócio.

Mesmo que nem todas as tentativas de concretizar uma transação consigam ser, de fato, bem-sucedidas, ser um pouco mais presente no mercado e procurar mostrar aos consumidores que a escolha deles é essencial para a empresa é, sem dúvidas, um grande diferencial.

Isso será lembrado no momento que esses consumidores estão escolhendo qual empresa devem contratar. Portanto, é algo em que se deve investir se você quer aprimorar a forma como administra a sua construtora!.

Por parte da empresa, é essencial manter um histórico de tudo que é necessário e características específicas de cada transação, para que seja possível fidelizar o cliente e criar promotores reais e completamente confiantes nos serviços que a sua construtora oferece.

Estas são algumas dicas que vão te ajudar a conhecer melhor os erros que ocorrem em sua construtora e tentar consertá-los.

Lembre-se sempre de que erros, mesmo os considerados comuns, não podem ser admitidos, pois isso dificulta bastante o avanço saudável da sua construtora. Não tenha medo de fazer as mudanças que são necessárias para que isso mude e que esses erros sejam corrigidos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como administrar uma construtora da maneira correta!

Qualquer dúvida entre em contato com a Rhogan! É sempre um prazer falar com você!

Que tal conferir o nosso guia de como administrar uma construtora corretamente?

Boa sorte!

Deixe um comentário