Aprenda como reduzir a carga tributária de sua construtora

Todo empresário que investe nesse segmento pensa em como reduzir a carga tributária de sua construtora.

mercado das empresas construtoras, assim como todos os outros, sofre impactos significativos por um fator que dificulta tanto o seu crescimento quanto o do nosso país: a carga tributária.

Como pode ser muito excessiva, acaba havendo impedimentos:

  • Da especialização da mão de obra;
  • Da evolução das tecnologias utilizadas nos canteiros;
  • Implementação de métodos que melhorem a qualidade das construções.

Por causa disso, impactos muito negativos podem acontecer, tanto nas obras quanto nas empresas. Mas, a boa notícia é que hoje, você tem a possibilidade de contar com o auxílio de softwares ERP que permitem a redução da carga tributária.

Várias vezes, os altos pesos dos impostos geram um aumento nos custos dos projetos e os inviabilizam, gerando vários prejuízos para as construtoras.

A melhor notícia é que, fazendo um bom planejamento tributário, é possível analisar as melhores maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre as construtoras.

Aprenda hoje como reduzir a carga tributária de sua construtora!

  • A escolha do regime tributário mais adequado

Infelizmente, poucos gestores que cuidam de construtoras dão importância à escolha do regime de tributação, porque eles acham que isso não vai fazer nenhuma diferença.

Porém, o que eles, sem dúvida alguma, não devem saber, é que o lucro real e o lucro presumido apresentam conceitos muito distintos. Um dos principais aspectos que marcam essa diferença é a maneira como é feita a apuração da base de cálculo, já que a alíquota é a mesma para ambos.

Quando essa escolha é feita de forma adequada, pode acontecer uma redução considerável na carga tributária, que incide em cima do negócio, sem que a lei seja desrespeitada.

Para os especialistas no assunto, a carga tributária do IR (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) é sempre a mesma no lucro presumido. Mas no lucro real, a carga tributária é variável conforme os custos de construção.

O lucro real, em grande parte das vezes, é sugerido para aquelas empresas que possuem muitos empreendimentos lançados, porque enquanto fazem o investimento em uma determinada construção, elas conseguem ter lucros em outra.

Mas a escolha vai depender muito da realidade na qual a construtora se encontra. Por essa razão, é indispensável fazer simulações para analisar qual é a opção que se encaixa melhor ao contexto da empresa e também ver se não existem restrições na legislação.

  • Utilização de incentivos fiscais

Os incentivos fiscais, que estão previstos na Constituição Federal e concedidos pela União, pelos estados e municípios, prevêem a redução ou isenção da alíquota de certos impostos.

Com esses incentivos, as construtoras acabam ganhando um pouco de “ar” no caixa, e podem destinar os recursos que serviriam para o pagamento de impostos para realizar suas ações estratégicas, como treinamentos e compra de novos equipamentos.

Podemos citar como exemplo de incentivo fiscal o RET (Regime Especial de Tributação)que permite a unificação de impostos e a diminuição da tributação. Na IN RFB nº 1.435/2013.

  • Aquisição de recursos em nome do proprietário

Quando uma construtora adquire insumos e faz contratações em seu nome, por conta própria, ela não consegue, de forma alguma, ficar livre do recolhimento do PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Porém, quando atua como mandatária da incorporadora ou do proprietário, fazendo as compras necessárias no nome deste, então ela fica livre de realizar o pagamento desses impostos, o que também auxilia bastante na redução da carga tributária.

Viu como existem várias formas de diminuir a carga tributária da sua construtora?

Dessa forma, você poderá investir mais em suas ações estratégicas, de maneira legal!

Aproveite e confira como melhorar a gestão financeira do seu negócio!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Rhogan! Só uma empresa especializada em contabilidade para construtoras é capaz de fornecer as ferramentas e as soluções certas para você impulsionar o seu negócio e conquistar o equilíbrio das suas finanças!

Deixe um comentário