10 perguntas essenciais para você escolher uma franquia!

Cada vez mais cresce o número de pessoas que sonham em ter seu negócio próprio, trabalhando por conta própria e livre de chefe.

Um empreendedor com este sonho, que está começando agora, corre riscos muito altos e precisa avaliar se está pronto para este grande passo.

Fazer um investimento em uma franquia é considerado uma ótima alternativa para quem está querendo abrir um negócio próprio.  Porém, antes de realizar qualquer investimento, você tem que tirar todas as suas dúvidas referentes ao franqueador.

Hoje, te contaremos quais as 10 perguntas ideais para você fazer ao franqueador!

         1-Qual é o investimento total necessário para a abertura do negócio?

Primeiramente, como empreendedor, você precisa se perguntar sobre todos os custos que envolvem a abertura da franquia. É preciso avaliar os seguintes itens:

  • Equipamentos;
  • Instalações;
  • Capital de giro;
  • Despesas operacionais;
  • Estoque;
  • Ponto comercial;
  • Taxa de franquia.

         2-Entenda o perfil que a franqueadora procura

Entenda que para ser um empreendedor, você precisa ter uma forte capacidade de liderança, mas acima de tudo, tem que compreender muito bem qual é o perfil procurado pela franqueadora.

Cada negócio tem um perfil certo, como por exemplo, em uma loja de rua, existe a necessidade de ter uma pessoa muito ativa, que consiga atrair os clientes.

         3-A franquia tem uma boa reputação?

Você pode até dizer que essa pergunta é bem óbvia, mas acredite que muito empreendedor já perdeu dinheiro por isso.

Valorize seu dinheiro! Antes de investir em qualquer franquia, veja como ela se posiciona dentro da sua comunidade.

         4-Outros proprietários dentro da franquia estão satisfeitos com a empresa?

Nada melhor do que saber a opinião de quem já conhece bem a marca, não é? Afinal, eles já estão dentro do negócio há algum tempo e podem muito bem te dar dicas valiosas antes de você começar.

Separe um tempo para falar com outros franqueados!

         5-Qual é a duração do contrato e as regras para renovação?

Conforme especialistas no assunto, um contrato assinado com a franquia sofre renovação a cada cinco anos. Neste prazo, o empresário tem que conseguir, não só, recuperar o dinheiro investido, como também ganhar mais dinheiro.

Existem redes que cobram taxa para cada renovação e algumas que dão descontos, há ainda aquelas que não cobram nada. Fique atento às formas de renovação oferecidas pelas franquias.

         6-A franquia fornecerá apoio e suporte aos negócios?

A franquia será como um sócio para você e por isso, ela deve ter suas funções e uma participação bem ativa na “sociedade”.

Existem muitas franquias que vão oferecer a você assistência, suporte e apoio.

         7-Há quanto tempo a franquia está no mercado?

Quanto mais tempo de atuação a franquia tem no mercado, menos riscos você pode correr. Uma curiosidade revelada, é que uma franquia leva pelo menos 3 anos para poder ser considerada de fato madura.

         8-Vou ter flexibilidade na comercialização de produtos da franquia?

Existem casos onde se franquear a uma marca te entrega certa limitação de serviços e produtos.

Por isso, você tem que saber se vai poder comprar outros tipos de produtos, além dos oferecidos pela franquia, ou se terá que seguir apenas os produtos especificados pela mesma.

         9-Há oportunidades de treinamento de funcionários e gestores?

Veja se a empresa dará o treinamento devido aos funcionários ou se ela vai deixar isso sob sua responsabilidade. Muitas franquias têm suas próprias “universidades”, dando a formação necessária para gestores, colaboradores e também ao proprietário.

         10-Ficarei satisfeito com meu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?

Fique atento se você conseguirá equilibrar sua vida, tendo tempo para se dedicar não só ao seu profissional, como também ao seu lado pessoal.

Gostou das dicas? Agora que já sabe exatamente o que fazer, que tal entrar em contato com a Rhogan? Somos especialistas na contabilidade para franquias e, por isso, temos dicas importantes para você conduzir os seus negócios.

Estamos prontos para te atender!

Confira os 8 passos ideais para você montar um plano de negócios para franquias e começar o seu negócio do jeito certo.

Sucesso e até a próxima!

Deixe um comentário